Na hora de comprar ou vender um carro, novo ou usado, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Essa confusão é muito comum nos negócios e quem não conhece como funciona o mercado pode acabar sendo prejudicado.
Um carro fabricado - digamos - em 2000, modelo 2001, para todos os efeitos é um carro 2001!
Então, na hora da venda, quando você for consultar a tabela de preços pra saber quanto está valendo o seu carro, tenha como referência o modelo (que é 2001) e não o ano de fabricação.
Essa questão é mais do que sabida por todos os vendedores de carro ou por qualquer pessoa que tenha algum conhecimento do mercado.
Na hora de revender seu carro, portanto, exija que ele seja avaliado pelo ano-modelo, mesmo que ele não tenha nenhuma mudança nas características (estéticas ou mecânicas) em relação ao modelo anterior.
A diferença de preço de um ano para o outro depende da idade do carro. Num semi novo é em média de 15%. Já carros com mais de cinco anos a diferença é menor, em torno de 10% e nos carros mais velhos 5% ou 6%. Claro que isso é uma estimativa, tudo vai depender do estado de conservação do carro e também de outros fatores, como equipamentos e a preferência do mercado por determinados modelos.
Fonte: Auto Informe