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29.07.2013 -

Más condições das estradas, maresia, areia ou lama. A viagem de férias desgasta o carro, que deve passar por um check-up completo antes de encarar a volta à rotina.  Antonio César Costa, consultor técnico da Oficina Brasil, alerta para a importância de uma revisão pós-férias e indica os principais danos causados principalmente na parte de baixo do veículo.

Segundo o consultor técnico, um dos primeiros itens que precisam de revisão são as coifas das homocinéticas. Localizadas nas pontas dos eixos, essas peças de borracha são responsáveis por proteger a lubrificação das homocinéticas e garantir o bom funcionamento da peça, que dá direcionamento às rodas. Conforme o consultor, um dos indícios de que as coifas estão com problemas são rangidos enquanto se contorna uma curva. “É uma peça barata, custa entre R$ 20 e R$ 30, mas se não receber a atenção devida, pode levar à troca de toda a homocinética, que não sai por menos R$ 150”, alerta.

“Outra dica é realizar uma  boa lavagem na parte de baixo do veículo para retirar todo o vestígio de areia ou barro. Mas é importante lembrar que se deve evitar, durante a limpeza, o uso de qualquer produto que possa ser agressivo às borrachas da suspensão, como óleo queimado, óleo de mamona ou óleo diesel”, explica o consultor.

As estradas mal pavimentadas, vias secundárias que levam a sítios, fazendas e praias mais afastadas também podem causar danos ao sistema de suspensão do carro. Nesta lista, devem ser checadas as bandejas, pivôs, terminais e também o sistema de rodagem, como pneus e rodas.

“Temos um cliente que, após uma viagem para o Nordeste, veio até nós apenas para um check-up. Qual não foi nossa surpresa quando descobrimos que os quatro pneus comprados dias antes das férias apresentavam bolhas pelo lado interno e que foram causadas pelas más condições das estradas. Pneus nesse estado são perigosos, pois podem estourar e causar um acidente grave”, conta Antonio César.

O consultor também alerta para os filtros de ar e de combustível que também merecem atenção especial, pois estando fora da região habitual, muitas vezes o carro é abastecido em postos cuja qualidade do combustível não se pode assegurar. “Combustível de má qualidade, o famoso ‘combustível batizado’ e com impurezas são prejudiciais para o motor, que começa apresentar falhas e queda no rendimento”, completa ele.

Fonte: superauto.com.br