Auto Posto Tuiutu

Novidades

30.11.2013 -

Não importa qual a temperatura, o ar condicionado é uma comodidade que já se tornou essencial. Com a chegada do verão, os aparelhos que estavam desligados voltam a funcionar todos os dias. Mas o que muitos esquecem é que após meses sem uso eles precisam de alguns cuidados para não prejudicar a saúde e trabalhar de acordo.

O bom funcionamento do ar condicionado dependente da manutenção apropriada. Normalmente o aparelho retém parte das impurezas e renova o ar do ambiente, porém quando não sofre os cuidados necessários, a circulação do ar reduz e pode acontecer a emissão de maus cheiros. A limpeza do equipamento é fundamental para que a passagem do ar nos filtros e na serpentina funcione como o esperado. “O filtro quando sujo impede a passagem do ar, fazendo com que o sistema não trabalhe corretamente, e a sujeira na serpentina faz com que o ar não faça a troca de calor, prejudicando o funcionamento do sistema. Sem contar que o aumento do consumo elétrico se torna mais significativo”.

Não há como identificar as más condições da máquina senão pela a aparência do equipamento e instalações. Portanto, o ideal é tomar algumas precauções e cuidados básicos. “A limpeza do filtro é essencial para a qualidade do ar. De acordo com os fabricantes o filtro deverá ser limpo a cada duas semanas, isso se utilizado frequentemente. Basta retirar o filtro do aparelho interno e limpar com um aspirador de pó ou lavando com água. Se a sujidade for persistente, pode-se lavar com um detergente neutro em água corrente. Após, sempre deixar o filtro na sombra para secar”.

A frequência de limpeza depende da frequência de utilização. Porém, quem não utilizou o ar condicionado durante um longo período, além de limpar os filtros, deve deixar o aparelho em funcionamento no modo “desumidificação” por duas ou três horas. Isto secará os mecanismos internos. “O ar condicionado sendo bem cuidado, com as limpezas quinzenais e manutenção preventiva mensal ou trimestral realizada por uma empresa qualificada, dura entre 8 a 12 anos”. O importante é que o aparelho sirva seu propósito sem prejudicar a saúde dos usuários. Nem todas as máquinas oferecem o modo de “desumidificação”, portanto é interessante comprar em uma loja especializada que irá oferecer o produto que atenda as necessidades.

Fonte: www.drarcondicionado.com.br