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03.12.2011 -

Quando devo trocar o óleo lubrificante de meu veículo e que tipo de óleo devo usar?

Esta é uma das perguntas mais freqüentes de proprietários de veículos.
A troca do lubrificante deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo. No manual do veículo a pessoa encontra o intervalo de troca,bem como o tipo de lubrificante a ser usado.

Geralmente o fabricante especifica o tipo de lubrificante pela classificação denominada API (norma americana) ou ACEA (norma européia) juntamente com a classificação da Viscosidade requerida para o automóvel.
Tendo conhecimento do óleo lubrificante recomendado, é possível efetuar a troca em uma troca de óleo especializada ou posto de gasolina.
Recomenda-se sempre o uso de lubrificantes de marcas renomadas e homologadas dentro das especificações do fabricante.

Quais filtros devo substituir quando for trocar o óleo de meu carro ?

A maioria dos carros modernos possui 4 filtros .São eles :

- Filtro de Óleo

É recomendado a troca do filtro de óleo, toda as vezes que se trocar o óleo do motor, pois os aditivos detergentes do lubrificante, contém as sujeiras que iriam se fixar no motor, porém as sujeiras maiores ficam retidas no filtro de óleo.
Para evitar que o ocorra o entupimento do filtro, o que ocasionaria sérios danos ao motor recomenda-se a troca do filtro a cada troca de óleo.

- Filtro de Ar do motor

O filtros de ar é fundamental porque o ar aspirado pelo motor contém partículas de poeira, umidade, poluentes entre outros. Para garantir sempre a qualidade do ar que entra no motor e obter um melhor rendimento com maior proteção das partes móveis do seu interior, é necessário trocar o filtro de ar periodicamente, conforme recomenda o manual do veículo, em geral de cada 15 a 20 mil km.
Um filtro de ar em mau estado, aumenta o consumo de combustível .

- Filtro de Combustível

Sua função é filtrar as substâncias que danificam os componentes do sistema de combustível, tais como a bomba injetora. O rompimento do filtro pode provocar o entupimento ou desgaste prematuro, prejudicando o sistema de injeção eletrônica ou o carburador.
A verificação deste item em veículos carburados deve ser feita entre 8 e 15 mil km e para os veículos com injeção direta, entre 15 e 40 mil km, conforme a recomendação do fabricante.
Os filtros de gasolina e álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e filtros para motores com injeção eletrônica.
Já os filtros para diesel são construídos com um papel especial, que evita a passagem de contaminantes. As partes de metal devem ser tratadas contra oxidação causada pelo enxofre presente no diesel. Em alguns casos, possuem um reservatório que separa a água do óleo diesel drenado. Os filtros diesel podem ser de lã, de cartucho de papel ou do tipo blindado.

- Filtro de Ar condicionado ou Filtro de cabine

A quantidade de partículas suspensas no ar que respiramos (poluição) é muito grande, principalmente quando estamos em um engarrafamento. O filtro de cabine serve para reter as partículas de poeira antes que elas entrem na cabine do veículo e depois em nossos pulmões. Ele precisa ser trocado periodicamente pois perde eficiência quando fica saturado podendo, em casos extremos, bloquear quase totalmente a ventilação do carro.
É recomendado a troca deste filtro em um intervalo de 6 meses a 1 ano , dependendo muito das condições de uso do veiculo, ou seja se este veiculo circula em uma área de alta concentração de poluição ou poeira, como o trânsito das grandes cidades ou estradas de terra.

Fonte: http://www.flexlub.com.br/troca-de-oleo-e-filtros